ONA homenageia seu fundador e instituições acreditadas em excelência por mais tempo no Brasil

Há 18 anos surgia no Brasil a ONA (Organização Nacional de Acreditação), primeira acreditadora com uma metodologia desenvolvida para ser adotada de Norte a Sul do País. Com o objetivo de homenagear àqueles que foram peças fundamentais na constituição desta história, a ONA presenteou com uma placa comemorativa seu fundador, Dr. Luiz Plínio Moraes de Toledo (1942 – 2015), por meio de sua esposa, Silvia Takeshita de Toledo e seu filho, Francisco Alves Correa de Toledo. Também receberam a homenagem as 14 primeiras organizações acreditadas em excelência presentes na cerimônia, que ainda mantêm o selo de acreditação. O evento aconteceu na última quarta-feira (6), no espaço Gourmet Seguros Unimed – Rooftop, em São Paulo.

Ao longo desses anos de atuação, trabalhamos a cada dia para que a importância da acreditação seja discutida e disseminada em cada canto do país. Não é um trabalho fácil, por isso, cada um de vocês merece ser lembrado como elemento fundamental desse processo”, ressalta Dr. Cláudio Allgayer, presidente da ONA.

De acordo com Allgayer, eles foram fundamentais para que a ONA chegasse nesse ponto de maturidade em que se encontra. Dr. Luiz Plínio Moraes de Toledo, fundador da ONA e principal incentivador do Sistema Brasileiro de Acreditação, deve ser sempre lembrado por sua luta e empenho pela melhoria da qualidade no setor de saúde no Brasil.

Além disso, foram premiadas as organizações que estão há mais tempo acreditadas em excelência com uma placa comemorativa. “Elas mostram a importância de ser acreditado e da responsabilidade com a melhoria contínua e a segurança do paciente. Ficamos muito orgulhosos de elas manterem a qualidade e servirem de exemplo para tantas outras organizações”, avalia o presidente.

Em Goiânia, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo CRER foi quem recebeu a placa. Já em Manaus, foi o Hospital Adventista de Manaus. A região nordeste também esteve presente: em João Pessoa/PB, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley; em Olinda/PE, o Hospital Esperança Olinda; em Salvador/BA, o Hospital Jorge Valente; em Juazeiro do Norte/CE, o Hospital Regional do Cariri; em Aracaju/SE, o Hospital São Lucas; em São Luis/MA, o UDI Hospital.

Na região sudeste, o Hospital Santa Paula de São Paulo/SP; em Ipatinga/MG, o Hospital Márcio Cunha; na Serra/ES, o Vitória Apart Hospital em Volta Redonda/RJ, o Hospital Vita foram os que também receberam a homenagem. Na região Sul, o Centro Hospitalar Unimed, de Joinville/SC e o Hospital Unimed Caxias do Sul, de Caxias do Sul/RS também foram homenageados.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços desaúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país. Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 13 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia,esterilização e manipulação.