Ex-presidentes

Francisco Ubiratan Dellape (Gestão 1994- 2003)

Médico, formado em 1948 pela Faculdade de Medicina da USP/SP. Especialista em Cirurgia Geral e Ginecológica. Diretor Clínico do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição 1954/1985. Diretor do Hospital São Jorge 1986. Fundador e Diretor da Associação de Hospitais do Estado de São Paulo – 1966/1974. Fundador da Federação Brasileira de Hospitais – 1986. Presidente do Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo – 1967/1982. Vice-Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Vice-Presidente do Centro do Comércio do Estado de São Paulo. Conselheiro do SENAC de São Paulo. Fundador da FENAESS – Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde 1983. Presidente da FENAESS – Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de 1983 a 2001. Conselheiro efetivo do Conselho Nacional de Saúde. Fundador da CNS (hoje CNSaúde) – Confederação Nacional de Saúde – Hospitais, Estabelecimentos e Serviços, em 1994. Presidente da CNSaúde de 1994 a 2003. Diretor da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde desde 2008. Dr. Dellape faleceu em 24 de março de 2011.

Ex-Presidentes_CNSaude_Dallape Ex-presidentes

José Carlos de Souza Abrahão (Gestão 2003 – 2014)

Médico pediatra, formou-se pela Faculdade de Medicina Souza Marques em 1977. Com mais de 40 anos dedicados ao setor de saúde brasileiro, Abrahão recebeu título de Especialista em Pediatria, cursou especialização em Administração Hospitalar e complementarmente o MBA Executivo em Administração pela Coppead/UFRJ. Durante muitos anos, trabalhou na assistência em consultório médico e como médico de hospitais públicos e privados da cidade do Rio de Janeiro. Também foi professor de pediatria na Faculdade de Medicina Souza Marques e da Pós Graduação Carlos Chagas. No trajeto profissional dedicado à Gestão foipresidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e da Confederação Nacional de Saúde. José Carlos Abrahão ganhou projeção internacional ao ser eleito o primeiro brasileiro a presidir a International Hospital Federation, reconhecida instituição que congrega os representantes dos hospitais e serviços de saúde públicos e privados de aproximadamente 100 países.

Jose_Abrahao_Cnsaude Ex-presidentes

 

Renato Merolli (Gestão 2014-2015)

É médico, formado em 1962 pela Universidade Federal do Paraná, com título de especialista em Hematologia e Hemoterapia. Em 1972, fundou o Instituto Paranaense de Hemoterapia e Hematologia, o Hemobanco. Foi presidente da Associação Médica do Paraná (1989/1991) e também da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar) e do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), integrando atualmente as suas diretorias. Também foi um dos fundadores da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar), sendo atualmente o seu presidente. Também participou da fundação da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), sendo seu presidente na gestão (Gestão 2014-2015)Na gestão atual ocupa a vice-presidência. Também foi conselheiro e vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná. Em 2012 ele recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do Conselho de Medicina do Paraná, honraria que alcança expoentes exemplares da atividade na passagem dos 50 anos de formado. Há mais de quatro décadas está integrado à representatividade do segmento empresarial privado de serviços de saúde.

Ex-Presidentes_CNSaude_Merolli Ex-presidentes

Tércio Egon Paulo Kasten  (Gestão 2016-2018)

Graduado como Farmacêutico Bioquímico pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina em 1971. Fez MBA executivo em Gestão Empresarial Financeira e de Marketing pelo INPG em convênio com a Universidade Castelo Branco – UCB e Nova Southeastern University em 2001. Em 1986 foi o fundador do SINDHESC – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde, Instituições Beneficentes e Filantrópicas no Estado de SC; em 1994 participou ativamente da fundação da CNS (hoje CNSaúde); em 1995 promoveu as ações para a criação e consolidação dos Sindicatos dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC; também no mesmo ano foi fundador da FEHOESC – Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC; em 1998 foi fundador do SINDLAB-SC, em 2007 foi fundador do Instituto Santé e idealizador da criação do Departamento de Laboratórios da CNSaúde.  Dr. Tércio é sócio-presidente da empresa Kasten Consultores Associados SC Ltda, em Joinville – SC; é responsável técnico do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Dona Helena de Joinville – SC; é presidente do Conselho de Administração do Hospital São Luiz – Instituto Santé, em Campo Alegre – SC; é conselheiro fiscal do SINDILAB-SC; é presidente do Conselho de Administração do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste – SC. Foi presidente da CNSaúde (2016-2018) e da Federação de Hospitais do Estado de SC – FEHOESC.

Tercio_Kasten_CNSaude Ex-presidentes