Sobre a CNSaúde

Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), criada em 1994, é uma entidade sindical de terceiro grau, o mais elevado existente na legislação sindical.

Com sede no Distrito Federal, a CNS congrega atualmente oito federações (Fenaess, Fehosul, Feherj, Fehospar, Fehoesc, Fehoesg, Febase e Fehoesp) e 90 sindicatos de saúde em atividade no país.

Representa todos os estabelecimentos de serviços de saúde no país, como hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios de análises clínicas e patologia clínica, serviços de diagnóstico, imagem e fisioterapia, entre outros estabelecimentos do gênero.

A prestação de serviços de saúde no país, segundo a Constituição Federal, está assentada em dois pilares básicos:

Governo (esferas federal, estadual e municipal)

Prestadores de serviços de saúde privados (lucrativos ou filantrópicos)

A CNSaúde tem representação junto à International Hospital Federation (IHF) desde 2005. A participação na entidade internacional resultou na escolha do Brasil como sede do World Hospital Congress, evento oficial da IHF, realizado no Rio de Janeiro, em novembro de 2009.

Na América do Sul, faz parte da Federación Latinoamericana de Hospitales (FLH), que congrega entidades de saúde de toda a América Latina.

Integra no Brasil o conselho de administração da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que ajudou a fundar em 1999. A entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente é presidida atualmente pelo vice-presidente da CNSaúde, Cláudio Allgayer (triênio 2018-2021).

Missão

bullseye Sobre a CNSaúde

A CNSaúde tem como principal objetivo zelar pelos direitos e interesses do segmento de saúde junto aos órgãos governamentais e políticos do país. Compete à entidade defender os interesses coletivos ou individuais da categoria no que se refere a questões judiciais, administrativas e trabalhistas. Pertence exclusivamente à CNS a representatividade constitucional e legal de todos os estabelecimentos de serviços de saúde no Brasil.