CNSaúde inaugura seu projeto “Saúde no Congresso” com representantes da Bahia

A Confederação Nacional de Saúde (CNSaude), a Federação Baiana de Saúde (Febase) e a Associação de Hospitais e serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) promoveram nesta terça-feira (1) um encontro entre representantes de hospitais e prestadores de serviços em saúde do estado da Bahia e os parlamentares que representam o Estado no Congresso Nacional.

O encontro faz parte de projeto desenvolvido pela CNSaude (Saúde no Congresso) com o objetivo de aproximar os parlamentares da realidade do setor da saúde em seus estados, bem como possibilitar que seus associados conheçam de perto aqueles que aprovam as leis que os impactam diretamente.

De acordo com o presidente da FEBASE, dr Marcelo Brito, o encontro é importante para que os parlamentares tenham a oportunidade de ouvir aqueles que vivenciam a realidade e podem contribuir para a elaboração de leis que realmente sejam eficazes.

O presidente da CNSaude, dr Breno Monteiro, chamou a atenção também para a necessidade um olhar diferenciado para o setor de saúde nas discussões da Reforma Tributária, pois as propostas em tramitação atualmente significariam um aumento da carga incidente atualmente, o que impactaria negativamente os serviços oferecidos atualmente.

Outro tema abortando pelo dr Breno Monteiro foi a necessidade de aprovação do projeto de lei 559/2015, de autoria do deputado Jorge Solla, que cria o sistema s da saúde, a fim de garantir a capacitação que os profissionais da área realmente necessitam.

Para o presidente da Ahseb, dr Mauro Adan, a importância do setor saúde é inegável, o que muitas vezes se esquece é sua relevância para a economia. Mesmo com a crise financeira, o setor foi um dos poucos que registrou crescimento, com a abertura de novos postos de trabalho.

O coordenador da bancada, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) agradeceu a iniciativa das entidades. Segundo o parlamentar esse canal de comunicação é importante justamente para que os parlamentares entendam as reais demandas de suas bases, o que permite uma representatividade mais efetiva.

O encontro contou com a participação de 27 representantes de entidades e hospitais da Bahia e dos deputados Antônio Brito (PSD), Lidice da Mata (PSB), Otto Alencar filho (PSD), João Roma (Republicanos), Pastor Sargento Isidorio (Avante), Afonso Florence (PT), Daniel Almeida (PcdoB), Jorge Solla (PT), Nelso Pellegrino (PT), Valmir Assunçao (PT) e Zé neto (PT), além da chefe de gabinete do senador Jacques Wagner, sra Eva Maria.

Projeto-da-CNSaude-apresenta-demandas-do-setor-de-saude-a-parlamentares-da-Bahia3 CNSaúde inaugura seu projeto "Saúde no Congresso" com representantes da Bahia