CNSaúde é a nova parceira do IBES na criação de certificação inédita LGPD

CNSaúde e o Grupo IBES firmaram parceria para a criação de uma certificação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um dos propósitos é contribuir para o desenvolvimento das nossas entidades e de seus filiados/associados.

A partir de agosto de 2021 as clínicas médicas, hospitais, consultórios e demais estabelecimentos na área da saúde tiveram que se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quando as sanções administrativas entraram em vigor.

A LGPD na Saúde ainda deve sofrer alterações. Porém, profissionais e gestores da saúde devem estar atentos para adequar seus processos e cultura organizacional para garantir a segurança de dados de seus pacientes.

Desde antes da publicação desta legislação, o IBES já vinha elaborando uma metodologia para auxiliar as Organizações de Saúde a implementar essas mudanças.

Um dos maiores desafios da área da saúde é, por um lado, desenvolver a infraestrutura e os sistemas necessários para atingir os requisitos contemplados na legislação e, por outro, disponibilizar aos profissionais de saúde o acesso aos dados para oferecer uma melhor assistência e gestão da saúde.

O grupo IBES identificou que muitas organizações de saúde não estavam conseguindo implementar as recomendações da LGPD e isso propiciou a parceria com a CNSaúde para conseguirem, juntas, contribuir com estas instituições.

A experiência do IBES em ajudar instituições de saúde a implementarem os requisitos relacionados à melhoria de processos e segurança do paciente para conquistarem suas certificações, somada ao desenvolvimento em conjunto com a CNSaúde sobre as melhores práticas relacionadas à LGPD, levou à criação de uma certificação sobre LGPD para as Organizações de Saúde.

O lançamento oficial da iniciativa ocorrerá dentro da plataforma da Hospitalar Hub no dia 30 de setembro de 2021 (das 14h30 às 18h), durante o evento SAÚDE E LGPD: PRIVACIDADE, INOVAÇÃO E CIBERSEGURANÇA. Para acompanhar o evento gratuitamente, basta se inscrever neste link https://cnsaude-fenaess-hos.e-event.com.br/

Para o futuro, a expectativa é que o Grupo IBES e a CNSaúde possam construir outras soluções que agreguem valor ao sistema de saúde, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

600CNSaudeXIBES CNSaúde é a nova parceira do IBES na criação de certificação inédita LGPD