CNSaúde discute em audiência a atualização da tabela SUS

Vice-presidente CNSaúde, Yussif Ali Mere Jr, participou da audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília

Por Comunicação CNSaúde , publicado em 31/05/2019

O vice-presidente Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) – e presidente da FEHOESP e do SINDHOSP – , Yussif Ali Mere Jr, participou, no último dia 28 de maio, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, a fim de discutir sobre a atualização dos valores para procedimentos realizados pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o deputado federal Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), que solicitou a audiência, é necessária “uma atualização não só do ponto de vista de valores, mas também no rol de procedimentos, que já estão desatualizados e que hoje em dia não encontram ressonância na prestação de serviços”.

Representando a CNSaúde e a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), onde também é presidente, Yussif falou sobre os baixos valores pagos na área de Terapia Renal Substitutiva.


“Nossa realidade é que temos 135 mil pacientes no país, distribuídos em 780 serviços de diálise e 90% desses são privados. Ou seja, 90% do custeio desses pacientes vem do SUS”, explicou aos presentes.


Considerando que o custo por paciente é maior que R$ 250,00 e o SUS reembolsa para os serviços apenas R$ 194,20, a atividade fica seriamente comprometida. Além disso, segundo Yussif, “nós precisamos nos atentar para os vazios assistenciais, porque o paciente não pode andar 300 quilômetros de ida e outros 300 de volta, três vezes por semana, para poder fazer a sessão. Ele vai perder a vida dele”.

Parceiros