Plataforma orienta profissionais de saúde no uso de respiradores mecânicos

Iniciativa é da CNSaúde, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto de Tecnologia (FIT)

Por Comunicação CNSaúde , publicado em 12/05/2020

Diante da demanda por atendimento hospitalar em função da crise da covid-19, já está no ar uma plataforma para capacitar profissionais de saúde a operar respiradores mecânicos em todo o país. A iniciativa é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto de Tecnologia (FIT) e a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).

A Plataforma Respir@ reúne todo o material de educação a distância dos principais fabricantes de ventiladores pulmonares do Brasil e é destinado a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que vão operar os equipamentos. Está disponível em versão web e mobile, fornece conteúdos de aprendizagem sobre os equipamentos das empresas Magnamed, Intermed, Vyaire e KTK presentes no mercado nacional. São cursos rápidos e gratuitos, contendo vídeos, ebooks e webinares com especialistas dos fabricantes em horários pré-agendados.

Saiba mais

ambiente online visa atender à demanda iminente do mercado por profissionais de saúde capacitados para operar respiradores mecânicos em todo o país. A crise do coronavírus e a pandemia causada pela Covid-19 deflagraram um aumento no número desses equipamentos.


 “A ferramenta é uma alternativa para a capacitação desses profissionais de saúde de forma eficaz e ágil, sem a necessidade da realização de cursos presenciais, em virtude da urgência da pandemia”, explica o presidente da ABDI, Igor Calvet.

“É uma estratégia importantíssima neste momento, quando ocorre uma necessidade de expansão muito rápida e muito superior às atividades antes da pandemia, por parte de profissionais que não tinham a experiência do dia a dia de UTIs. É muito importante que sejam criados instrumentos que venham a facilitar o desempenho desses profissionais, que têm procurado salvar o máximo de vidas”, afirma Breno Monteiro, presidente da CNSaúde.

“Este momento é novo para todo mundo. Muitos profissionais de saúde estão indo para a linha de frente sem conhecer o equipamento, outros recém-formados estão entrando direto para as unidades de tratamento do Covid-19 sem ter tempo para conhecer o aparelho. Acreditamos que a tecnologia está aí para ajudar nestes momentos. Aproveitamos a experiência dos nossos profissionais, nossa vocação em educação, unimos as plataformas mais fáceis de serem acessadas pelas pessoas e criamos em poucos dias uma plataforma que permite conhecer melhor cada aparelho e tirar dúvidas se for preciso”, acrescenta Carlos Ohde, diretor de Inovação do FIT.


Como funciona

Respir@ reúne todo o material de educação a distância dos principais fabricantes de ventiladores pulmonares do Brasil e é destinado a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que vão operar os equipamentos.

A plataforma, disponível em versão web e mobile, fornece conteúdos de aprendizagem sobre os equipamentos das empresas Magnamed, Vyaire e KTK, presentes no mercado nacional. Outras empresas que vierem a produzir respiradores poderão ter seus conteúdos inseridos na plataforma. São cursos rápidos, gratuitos, contendo vídeos, ebooks e webinares com especialistas dos fabricantes em horários pré-agendados.

A plataforma possui ainda um espaço para dúvidas e questionamentos sobre a operação dos equipamentos. Além disso, o profissional poderá tirar suas dúvidas online por meio de um sistema de Inteligência Artificial via WhatsApp, chatbot, que vai ajudar a encontrar as respostas 24h por dia. Por meio de um robô, o FAQ também será retroalimentado e constantemente atualizado. Dessa forma, quanto mais interação houver, mais completo será o atendimento aos usuários.

ACESSE A PLATAFORMA AQUI

 

 

Com informações Veja e ABDI. Edição CNSaúde.

Parceiros