Piso dos enfermeiros só será viável com desoneração da folha, diz Izalci

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (14), que a implantação do piso salarial dos enfermeiros só será viável se o Congresso Nacional aprovar a desoneração da folha de pagamento do setor privado. Izalci pediu que a Casa dê prioridade ao assunto e ressaltou que o piso dos enfermeiros é uma “questão de honra” para os parlamentares que se mobilizaram e aprovaram a proposta por unanimidade.

— Do jeito que está, com 20% de contribuição, é um valor muito alto, e a gente precisa desonerar alguns setores. Hoje, já temos 17 setores desonerados. Por que não os demais? Por isso que, na reforma tributária, temos que discutir muito bem essa questão da contribuição social em cima da folha de pagamento. Que seja sobre o faturamento, que seja de outra forma, mas não dá para ficar onerando, realmente, a folha, visto que hoje, na área de serviços, praticamente 60%, 70% do custo é mão de obra com a oneração do INSS — explicou.

Segurança máxima

Izalci ainda criticou a transferência de presos de alta periculosidade para a penitenciária federal de segurança máxima de Brasília e afirmou ter apresentado projeto para vedá-la (PL 382/2023). O senador disse que “não faz sentido” trazer detentos para a capital do país, onde estão localizados os três Poderes e as embaixadas.

Fonte: Agência Senado