Todos estão acompanhando a tragédia que se estabeleceu no Amazonas. É necessário, com urgência, apoiar por meio de ações concretas a população e o sistema de saúde daquela região. Há inúmeros gargalos, principalmente logísticos e de fornecimento de insumos, mas há, também, muitas formas efetivas de colaboração.
Em primeiro lugar, a CNSaúde pede aos seus associados (prestadores de serviços de saúde de todo o país), que disponibilizem ao Estado do Amazonas leitos nos estados para receber pacientes, doem equipamentos hospitalares e façam doações financeiras na medida da capacidade de cada um. A CNSaúde está em contato com o Sindicato local, as federações estaduais e com as autoridades para, na medida do possível, fazer atualizações sobre as necessidades mais prementes de leitos e de insumos.
Pedimos que qualquer oferta seja feita diretamente à secretaria estadual de saúde do Amazonas no contato comitedecrise@comadec.am.gov.br
Ademais, a partir de conversas com o principal fornecedor de oxigênio da região, a CNSaúde se associa para divulgar uma campanha nacional pelo uso racional do gás em todo o Brasil. Assim como no Amazonas, outros Estados já começam a demandar oxigênio em maiores quantidades. Portanto, os prestadores devem seguir as recomendações do fabricante deste insumo.
Como referência adicional, segue procedimento operacional padrão para Recebimento, Transporte, Armazenamento e Utilização de Cilindros de Gases Medicinais produzido pela EBSERH (clique aqui).
É necessário unir esforços em uma grande corrente de solidariedade para salvar vidas!