CNSaúde toma posse no Conselho Nacional de Saúde para o triênio 2021/2024

Antônio Magno Borba e Christiane Maria do Valle Santos representarão a CNSaúde no Conselho

Por Comunicação CNSaúde , publicado em 19/12/2021

A CNSaúde tomou posse no dia 16 de dezembro no Conselho Nacional de Saúde (CNS) para mais um mandato de três anos no Conselho. O Dr. Antônio Magno Borba, Diretor da CNSaúde foi eleito conselheiro titular e a Dra. Christiane Maria do Valle Santos, Diretora Financeira Adjunta da CNSaúde, ocupará o cargo de 1ª conselheira suplente pela Confederação no Conselho.

O CNS é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde e realiza eleições a cada três anos para escolher seus conselheiros.

A entidade é formada por 32 conselheiros titulares com seus respectivos suplentes, representantes de entidades e instituições dos segmentos governo, prestadores de serviços privados de saúde, profissionais de saúde e usuários. As entidades com representação no CNS foram definidas no Decreto 1.448, de 6 de abril de 1995. A composição é paritária a fim de manter o equilíbrio dos interesses envolvidos.

No mesmo dia também ocorreu a eleição da Presidência do CNS que aclamou Fernando Pigatto para a reeleição à frente do Órgão do Controle Social.

Além da eleição de Pigatto, a reunião ocorrida nesta quinta-feira também definiu a Mesa Diretora do controle social nacional na Saúde, composta por Pigatto e mais sete conselheiros e conselheiras representantes dos usuários, gestores e prestadores, além de trabalhadores.