CNSaúde participa de reunião com Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET)

O Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET), criado pelo governo federal, está realizando uma série de reuniões com representantes de diversas entidades laborais e patronais. Na última sexta-feira (18), na sede da Fiesp, em São Paulo, foi a vez de representantes das sete confederações patronais do país se reunirem com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, coordenador do GAET.

Segundo Marinho, foram debatidos temas sobre o mercado de trabalho no futuro e a simplificação e consolidação da legislação.

“Falamos sobre mudanças estruturais e de adequação na área de trabalho. Ou a gente muda e entende esse processo ou vamos ter dificuldades no futuro”, disse.

gaet2 CNSaúde participa de reunião com Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET)

Participaram os membros da CNI (indústria), CNA (agricultura), CNTUR (turismo), CNC (comércio), CNSaúde (saúde), CNT (transporte) e CNF (instituições financeiras). Cada entidade levou suas propostas referentes às relações de trabalho para o grupo.

Representando a CNSaúde, o presidente Breno Monteiro apresentou, dentre várias propostas do setor, a necessidade de discutir a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem. “Precisamos do apoio do Congresso Nacional para defender questões como a não redução da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas. Se aprovado, o projeto irá causar grandes impactos financeiros aos estabelecimentos de saúde, podendo prejudicar o investimento em inovações e, consequentemente, no atendimento da população”, afirmou Breno.

gaet3 CNSaúde participa de reunião com Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET)

Outro assunto evidenciado pelo presidente da Confederação Nacional de Saúde, foi a situação das gestantes e lactantes. A decisão de proibir totalmente a atividade dessas trabalhadoras em ambientes insalubres trouxe um enorme impacto para os segmentos empresariais da saúde, uma vez que o trabalho da mulher representa 76% dos contratos de trabalho formais do setor.

Ao final da reunião, o secretário especial de Previdência e Trabalho afirmou que nesta semana vai se reunir com o GAET para discutir o resultado dos trabalhos após os encontros. Ele ainda não sabe quando as propostas serão concluídas.

gaet1 CNSaúde participa de reunião com Grupo de Altos Estudos do Trabalho (GAET)

 FONTE: Comunicação CNSaúde, com informações da Folha.com