CNS encaminha demandas durante audiência com ministro do Trabalho

O assessor de Segurança e Saúde no Trabalho da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Clovis Veloso de Queiroz Neto, participou de uma audiência com o ministro do Trabalho Interino, Helton Yomura, na tarde de quarta-feira (7) em Brasília. Durante o encontro, o ministro manifestou total apoio a duas demandas institucionais do setor empresarial da saúde junto a Fundação Jorge Duprat de Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), entidade de pesquisa vinculada ao órgão ministerial.

As demandas que se encontram em tratativas desde 2017 integram um Protocolo de Intenções entre a CNS e a FUNDACENTRO, com o objetivo do desenvolvimento de intercâmbio técnico científico nas questões de segurança e saúde no trabalho, e também a entrada da CNS como membro efetivo de representação empresarial junto ao Conselho Curador da Fundação.

O assessor, Clovis Queiroz, informou ao ministro que um dos objetivos da Confederação Nacional de Saúde para o ano de 2018 é a realização de estudos e cursos de capacitação de segurança e saúde no trabalho para os segmentos por ela representados, e a busca pelo alto índice excelência. “Pretendemos contar com o apoio técnico da FUNDACENTRO por se tratar de um importante centro de pesquisa nessa área temática, com notório reconhecimento nacional e internacional”, enaltece.

Outro assunto da pauta foi o ingresso da CNS como membro efetivo da Bancada Empresarial no Conselho Curador da Fundacentro, composto atualmente pela CNC (Comércio), CNF (Instituições Financeiras), CNI (Indústria) e CNT (Transporte). Foi exposto que desde maio de 2017 a CNS vem empenhando esforços junto a Fundação para o seu ingresso no Conselho Curador da entidade. Até o momento foram enviados três pedidos formais da CNS a presidência da FUNDACENTRO, o primeiro no mês de maio de 2017, o segundo no mês de outubro 2017 e o último no final de janeiro de 2018, o que demonstra o real interesse da CNS em contribuir com as tratativas desenvolvidas no âmbito do Conselho Curador. A iniciativa será um marco para o Ministério do Trabalho por ser o primeiro Protocolo de Intenções realizado nos últimos 20 anos entre uma entidade sindical grau superior empresarial e a FUNDACENTRO.

A assessoria da CNS enfatizou que a Confederação Nacional de Saúde é a única entidade que compõe a representação empresarial junto aos fóruns de negociação de políticas públicas de segurança e saúde no trabalho vinculado a Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, que não detém uma vaga no colegiado da FUNDACENTRO, e que a CNS tem muito a contribuir com os debates tripartites no âmbito do Conselho Curador.

O Ministro do Trabalho, após acompanhar a explanação de motivos da CNS e receber o documento formal de postulações, comprometeu-se a diligenciar esforços junto à Presidência da FUNDACENTRO para que os pleitos da entidade tenham celeridade nas tratativas burocráticas internas da Fundação. A assessora parlamentar da CNS, Dulci Tiné, também participou da audiência com o ministro do Trabalho.