CNS amplia participação no debate sobre segurança e saúde no trabalho

O Grupo de Trabalho de Segurança e Saúde no Trabalho, coordenado pela Assessoria SST da Confederação Nacional de Saúde, promoveu nesta terça-feira (14/3), a primeira reunião da gestão 2018, que tem como objetivo debater as propostas para o segmento da Saúde no Brasil.

O Grupo de Trabalho que foi instalado recentemente realizou a sua 2º reunião de trabalho por transmissão videoconferência que foi coordenada pelo assessor de Segurança e Saúde da CNS, Clovis Veloso de Queiroz Neto.

Logo no início da reunião Clovis comemorou a ampla conquista de espaço da CNS nos fóruns de debates e deliberação de SST nas instituições governamentais e o processo de construção de parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO).

“ Em todos os fóruns de SST obtivemos um aumento ativo da participação da CNS. Nós aumentamos expressivamente a participação. Estamos atualmente participando da Subcomissão Matriz de Competência, da Comissão Executiva e Técnica do Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, do GET Cancerígenos, entre outros”, pois o nosso objetivo informou o assessor é proporcionar visibilidade a CNS, “Nós temos procurado colocar a CNS em tudo onde cabe ela atuar, ou seja, estamos colocando a confederação no mapa nacional de discussões da Segurança e Saúde no Trabalho”.

Na reunião foram debatidas em destaque as perspectivas de encaminhamento da CTPN da NR 32 e NR 24 para gestão 2018.

Outros temas pautados foram os documentos deliberados na 92º reunião da CTPP; os Dados Acidentários nos segmentos da saúde; a Nota Técnica DSST/SIT 009/2018 que trata dos risco ocupacionais que deverão ser indicados no Atestado de Saúde Ocupacional (Risco–ASO); as Fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério Público Trabalho (MPT) e da Advocacia Geral da União (AGU) nos segmentos da Saúde e, por fim, os informes sobre a implementação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Para finalizar Clovis informou aos membros do grupo que a CNS foi convidada a participar da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) que é uma ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Participaram da reunião o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Feherj), Armando Carvalho Amaral, a representante da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), Lucineia Nucci, o representante da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (FEHOSPAR), Douglas Campos e a representante da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), Marilene Santos.