CNSaúde entrega a Bolsonaro carta de apoio à reforma da Previdência

Carta conta com a assinatura de nove confederações

Por Comunicação CNSaúde , publicado em 29/05/2019

O presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Breno Monteiro, participou da entrega de uma carta aberta ao presidente da República, Jair Bolsonaro, de apoio à proposta da reforma da Previdência, na terça-feira (28). A carta conta com a assinatura de nove confederações.


 “Acho importantíssimo que o Congresso Nacional aprove, o quanto antes, a reforma da Previdência, pois, sem ela, cada vez mais teremos dificuldades no nosso setor. O setor da saúde precisa que o Brasil cresça e prospere, para que ele também consiga melhorar o seu financiamento e com isso atender cada vez mais a população tão necessitada do país”, disse Monteiro.


O presidente da CNSaúde ressaltou que, além da carta ao presidente da República, também já foi manifestada ao Congresso e o Senado Federal as necessidades do setor da saúde. “Se não for aprovada a reforma da Previdência nos moldes que foi apresentado, certamente no futuro o setor onde mais será cortado [empregos] é o da saúde. Já temos dificuldades de financiamento, e isso só se agravará [sem a aprovação]. Esse é o momento não de pedir, mas de dar nosso apoio total ao Governo e ao Congresso para que consigamos avançar essa fase”, destacou.

Modelo previdenciário insustentável e injusto

No documento, as confederações dizem que o estrangulamento fiscal do Estado brasileiro “em grande medida provocado por um modelo previdenciário insustentável e injusto, assevera desigualdades sociais é a principal causa da estagnação econômica”.

“Entendem as confederações signatárias, que representam o amplo espectro das atividades produtivas, ser o modelo proposto um caminho indispensável para o destravamento de investimentos públicos e privados – única rota em direção ao desenvolvimento sustentável”, diz a carta, assinada pelos representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Confederação Nacional de Indústria (CNI); Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Confederação Nacional da Comunicação Social (CNCOM); Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP); Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde); Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); Confederação Nacional do Transporte (CNT); e Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).

Presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, atendeu veículos de comunicação após entrega da Carta de Apoio
Presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, atendeu veículos de comunicação após entrega da Carta de Apoio
Com informações do Estadão, CNSaúde e portal Setor Saúde.

Parceiros